NOTA PÚBLICA SOBRE NOMEAÇÃO DO DIRETOR DAF/MINISTÉRIO DA SAÚDE

O Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Piauí manifesta publicamente a sua posição sobre a nomeação do novo diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (DAF/MS), o médico cirurgião Dr. Renato Alves Teixeira Lima.

O Sinfarpi acredita que o gerenciamento de áreas técnicas deve ser conduzido por profissionais com preparo técnico no setor. Nomear um médico ao Departamento de Assistência Farmacêutica demonstra incoerência com a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, conforme menciona o documento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde sobre a Assistência Farmacêutica no SUS (BRASIL, 2007):

“É importante assinalar que a Assistência Farmacêutica é multidisciplinar, porém o farmacêutico, por ser legalmente o profissional responsável pelo medicamento, é imprescindível para o desenvolvimento das atividades relacionadas à área, tais como seleção, programação, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos.Também é estratégica a participação do farmacêutico no processo de aquisição de medicamentos, em especial na elaboração das especificações, estabelecimento de critérios técnicos e emissão de parecer no julgamento das propostas.” (BRASIL, 2007, p. 27)

Para além de uma pauta meramente corporativa, nossa defesa de que o DAF seja gerido por profissionais da área é também uma defesa do direito a uma saúde pública de qualidade para o povo brasileiro. Assim, o Sinfarpi seguirá na luta pela valorização do profissional farmacêutico e do SUS.nota_publica